sábado, 19 de dezembro de 2009

«É uma tolice...»

Já dizia o presidente do governo Francês, A. Briand em 1905 ao então Marquês de Lavradio, aquando da primeira visita oficial de El-Rei. D. Manuel, numa conversa sobre uma possível revolução republicana, «É uma tolice; Portugal é um País muito pobre para ter uma República. As Repúblicas são muito mais caras que as Monarquias».

Na maioria das opiniões Republicanas e mal fundamentas, acusam as Famílias Reais de exagerarem em gastos supérfluos, gastos pagos com dinheiros dos contribuentes, algo que supostamente não existe em República. Basta olhar actualmente para o nosso passado republicano e pensar na quantidade de exageros de reformas a Ex-Presidentes da República, que todos eles mantém guarda, e serviços pagos pela Casa Civil, mesmo não estando em exercício! Mas nada melhor que apontar os erros com certezas e números, fazendo uma comparação básica, com o nosso País vizinho, Espanha, tendo um regime Monárquico, e Portugal um regime Republicano: A Monarquia Espanhola, custa a cada espanhol, 0.19€, a Presidência da República Portuguesa custa a cada português 1.58€, o governo Espanhol transfere para a Casa Real 9 milhões de euros e o governo Português transfere para a Presidência da República 16 milhões de euros.

Não podendo esquecer, que a Casa Real Espanhola, tem maiores obrigações protocolares, mais residências a necessitar de constantes restauros, e mais supostas "desprezas". Com estes números, talvez fiquem por terra as acusações mal fundamentadas e demagógicas que as Monarquias são só luxo e exagero de gastos á custa do Povo, e que Briand em 1905 já sabia disso.

Agora pergunto; o que ainda nos falta para querermos sair disto?


Duarte Seabra Calado

Sem comentários: